Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada estudante, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo de um trabalho realizado em conjunto.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Convidamos os estudantes e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação de todos é fundamental para que juntos possamos aprender, nos fortalecer e fazer novas descobertas.

Contamos com vocês!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

E.M.E.F Marleciene Priscila P. Bonfim







EJA I



QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS: SEJAM BEM VINDOS A ESTE SEMESTRE LETIVO!

AINDA É IMPORTANTE MANTERMOS O DISTANCIAMENTO SOCIAL, É UM CUIDADO CONOSCO E COM O OUTRO! NOSSO RETORNO É REMOTO E PARA QUE SEJA SIGNIFICATIVO E COM MUITA APRENDIZAGEM, FOI ENVIADO NO GRUPO DE WHATSAPP UM FORMULÁRIO COM QUESTÕES IMPORTANTES PARA RESPONDER! FIQUE ATENTO AO GRUPO!





ATIVIDADES 2ºSEMESTRE DE 2020




INICIO SEGUNDO SEMESTRE/2020


Estamos iniciando mais um semestre e neste ano nosso acolhimento será de um jeito diferente em virtude de todo cenário que estamos vivendo devido a COVID 19! Para nós fica a saudade…. Sim, estamos com saudades!!! Saudades da escola cheia, saudade das conversas...



SEMANA DE 03/08 A 14/08/20








ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE


SEMANA DE 27/07 A 31/07/20


EJA I 

ATIVIDADES UNIFICADAS (1ª A 4ª SÉRIE)


EJA II

ATIVIDADES UNIFICADAS ( 6º AO 9º ANO)

ARTE 6º ANO

ARTE 7ºANO

ARTE 8ºANO

ARTE 9ºANO

SEMANA DE 20/07 A 24/07/20


EJA I

ALFABETIZAÇÃO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

6ºANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA/CIÊNCIAS/GEOGRAFIA (INTEGRADA)

ARTE

7ºANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA/CIÊNCIAS/GEOGRAFIA (INTEGRADA)

ARTE

8ºANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA/CIÊNCIAS/GEOGRAFIA (INTEGRADA)

ARTE

9ºANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA/CIÊNCIAS/GEOGRAFIA (INTEGRADA)

ARTE


SEMANA 13/07 A 17/07/20


EJA I

HISTÓRIA/GEOGRAFIA E CIÊNCIAS (1ª A 4ª SÉRIE)

MATEMÁTICA (1ª A 4ª SÉRIE)

PORTUGUÊS (1ª A 4ª SÉRIE)

ALFABETIZAÇÃO (1ª A 4ª SÉRIE)


6ºANO

MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLES


7ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS


8ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS


9ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS


AEE


OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO



SEMANA 06/07 A 10/07/20



EJA I


PORTUGUÊS (1ª A 4ª SÉRIE)

MATEMÁTICA (1ª A 4ª SÉRIE)

ATIVIDADES INTEGRADAS (1ª A 4ª SÉRIE)


6ºANO


PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


7ºANO


PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS



8ºANO


PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS


9ºANO


PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

ARTE

INGLÊS


AEE


OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO



SEMANA 29/06 A 03/07/20



EJA I


ATIVIDADES UNIFICADAS (1ªSÉRIE A 4ª SÉRIE)


6ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE


7ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE



8ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE



9ºANO


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

CIÊNCIAS

ARTE




AEE


OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO



SEMANA 22/06 A 26/06



EJA I


PORTUGUÊS E MATEMÁTICA (1ª E 2ª SÉRIE)

PORTUGUÊS E MATEMÁTICA (3ª SÉRIE E 4ª SÉRIE)

HISTÓRIA/ GEOGRAFIA E CIÊNCIAS (TODAS AS SÉRIES)


6ºANO 


MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

ARTE


7º ANO










8º ANO










9º ANO











AEE

OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO






SEMANA 15/06 A 19/06/20



EJA I

PORTUGUÊS (1ªSÉRIE E 2ªSÉRIE)

MATEMÁTICA (TODAS AS SÉRIES)

HISTÓRIA/GEOGRAFIA E CIÊNCIAS (TODAS AS SÉRIES)

PORTUGUÊS ( 3ªSÉRIE E 4ªSÉRIE)


6º ANO

PORTUGUÊS (ATIVIDADE INTEGRADA)

ARTE


7ºANO

PORTUGUÊS (ATIVIDADE INTEGRADA)

ARTE


8ºANO

PORTUGUÊS (ATIVIDADE INTEGRADA)

ARTE


9ºANO

PORTUGUÊS (ATIVIDADE INTEGRADA)

ARTE


AEE

OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO


SEMANA 08/06 A 12/06/20



EJA I



PORTUGUÊS (1ªSÉRIE E 2ªSÉRIE) ALFABETIZAÇÃO

HISTÓRIA/GEOGRAFIA E CIÊNCIAS ARTE (1ªSÉRIE E 2ªSÉRIE)

MATEMÁTICA (1ª SÉRIE E 2ªSÉRIE)


PORTUGUÊS (3ªSÉRIE E 4ªSÉRIE)

MATEMÁTICA (3ª SÉRIE E 4ª SÉRIE)

ARTE, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA (3ªSÉRIE E 4ª SÉRIE)



6º ANO 


PORTUGUÊS

ARTE


7ºANO 


PORTUGUÊS

ARTE


8ºANO 


PORTUGUÊS

ARTE


9ºANO


PORTUGUÊS

ARTE





SEMANA 18/05 A 22/05/20



EJA I

PORTUGUÊS (1ª E 2ª SÉRIE) ALFABETIZAÇÃO

PORTUGUÊS (3ª E 4ª SÉRIE)


6º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

INGLÊS

ARTE


7º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

INGLÊS

ARTE


8º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

INGLÊS

ARTE


9º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

CIÊNCIAS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

INGLÊS

ARTE




AEE

OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO




SEMANA 11/05 A 15/05/20




EJA I

PORTUGUÊS ( 1ª E 2ªSÉRIE)

MATEMÁTICA (1ª E 2ª SÉRIE)

PORTUGUÊS (3ª E 4ªSÉRIE)

MATEMÁTICA (3ª E 4ª SÉRIE)


6º ANO 

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


7º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


8º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


9º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE



AEE

OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO






SEMANA 04/05 A 08/05/20



EJA I

PORTUGUÊS (1ª E 2ª SÉRIE)

MATEMÁTICA (1ªSÉRIE E 2ª SÉRIE)

PORTUGUÊS E HISTÓRIA (3ª SÉRIE E 4ª SÉRIE)

MATEMÁTICA (3ª SÉRIE E 4ª SÉRIE)


6º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


7º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


8º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


9º ANO

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

INGLÊS

ARTE


AEE

OS ALUNOS QUE SÃO ATENDIDOS, FAVOR BUSCAR O CONTEÚDO NA ESCOLA COM A ASSISTENTE DE DIREÇÃO





SEMANA 27/04 A 01/05/2020


EJA I 


1ºSÉRIE e 2ªSÉRIE  (ALFABETIZAÇÃO)






3ªSÉRIE e 4º SÉRIE 

SEMANA 20/04  A 24/04/2020 


EJA I ( 1ª A 4ª SÉRIE)










6º ANO









7º ANO




























9º ANO

















AULA SEMANAL – 13/04 A 17/04

ATIVIDADES A DISTÂNCIA

Educação de Jovens e Adultos

Área do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, História, Matemática.
EJAI e EJAII
Professor: As atividades disponibilizadas são aplicadas por todos professores das disciplinas citadas acima.
Data:  13/04  à  17/04




Leia a crônica do Rubens Bedrikow, a fim de perceber como ele aborda o assunto sobre a pandemia de maneira leve, com a intenção de informar, mas sobretudo fazer o leitor refletir sobre o assunto.
     
A verdadeira pandemia

Novos costumes, novos hábitos, novas imagens, novas formas de se relacionar. Enquanto o vírus com coroa atravessa fronteiras sem necessidade de passaporte ou vistos, a coroa britânica deixou o Palácio de Buckingham e alguns ricos brasileiros se "escondem" em suas fazendas no Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia. Fronteiras fechadas aqui e acolá, somente para humanos.
O vírus já as cruzou. Vírus da globalização. O mundo "civilizado" busca apoio na Ciência. Cientistas desfilam seus saberes, suas crenças, seus egos, nas diversas telas que o mundo digital nos oferece. São tantos cientistas, tanta sapiência, tantas certezas! 
O órgão alvo principal seria o pulmão, vítima de processo inflamatório agressivo, violento, rápido, inicialmente acometendo o interstício, comprometendo a hematose, provocando falta de ar, e, em seguida, invasão de alvéolos. Mas isso ocorre apenas nos adoecidos.
“O órgão que efetivamente se mostra fortemente acometido em quase toda a população é outro. É aquele que rege o comportamento humano”
É aquele que faz com que as tão corriqueiras disputas entre cientistas se escancare. É aquele que explicita o  poder a quem tem o saber científico. É aquele que dá esperança na Ciência.  
Professores universitários chegam a se digladiar na defesa de suas opiniões: manter aulas a distância ou não; suspender ou manter as reuniões; hangouts meet ou zoom. É aquele que faz com que a companheiro(a) permaneça diante do celular o dia todo, lendo, ouvindo, dando opiniões, orientações, pulando refeições, perdendo sono, abandonando as atividades físicas, ficando nervoso(a). É aquele que exacerba atitudes egoístas ou solidárias.  
Duas mães empurravam os carrinhos de bebê enquanto caminhavam na rua do bairro, proseando, provavelmente sobre a epidemia. Receberam olhares julgadores, críticos. Momento propício para meditar, refletir sobre valores e escolhas, sobre modos de viver.
É aquele que faz com que as tão corriqueiras disputas entre cientistas se escancare. É aquele que explicita o  poder a quem tem o saber científico. É aquele que dá esperança na Ciência.  

Rubens Bedrikow é professor e coordenador da área de Saúde da Família do Departamento de Saúde Coletiva e membro do Grupo de Estudos de História das Ciências da Saúde da FCM

crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa. A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.
( acesso em 25/03/2020)

Para refletir:
Estamos vivendo em tempos sombrios, que nos faz isolar do convívio social, refletir sobre nossas prioridades, costumes, valores... Enfim, nos permite olhar para dentro de nós mesmos e buscar nossa verdadeira essência: nossos valores, virtudes, medos, esperança...
1)    Escolha um gênero textual para falar dos seus sentimentos e experiências vivenciadas nesse momento, pode ser uma carta, uma música, poema, receita, crônica...
Enfim, o convite para escrita esta feito! Use sua criatividade e compartilhe conosco.

Pesquisa 01:
Ministério da Saúde: https://saude.gov.br/
            A cada dia novas informações surgem sobre o Coronavírus – COVID 19. O Ministério da Saúde, atualiza os dados e as orientações.
Pesquise sobre como ocorre a transmissão, a maneira de previnir, como devem ser mantidos os ambientes das casas. Após essa pesquisa converse com seus familiares a necessidade da prevenção.


Pesquisa 02:
a)    Você sabe o que é um boletim epidemiológico? Para que serve? Além do Coronavírus, o Ministério da Saúde, traz casos de tuberculose e arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypsy. O que sabe sobre essas doenças? Escreva em seu caderno o que sabe.

b)   Agora, leia as informações contidas no Ministério da Saúde. Retome seu caderno e escreva o que descobriu. Qual nova informação você acrescentou em seu processo de aprendizagem?

Leia o texto abaixo:
Cocadas

Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo.
Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre e ralado o coco. Acompanhei rente à fornalha todo o serviço, desde a escumação da calda até a apuração  do ponto. Vi quando foi batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos. Saiu uma cocada morena, de ponto brando, atravessada de paus de canela cheirosa. O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa pesada. Botou no alto da prateleira.
Duas cocadas só... Eu esperava quatro e comeria de uma assentada oito, dez, mesmo. Dias seguidos namorei aquela terrina, inacessível de noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam pequenas piruetas na minha frente.Sempre eu estava por ali perto, ajudando nas quitandas, esperando, aguando e de olho na terrina. 
Batia os ovos, segurava a gamela, untava as formas, arrumava nas assadeiras, entregava na boca do forno e socava cascas no pesado almofariz de bronze.  
Estávamos nessa lida e minha prima precisou de uma vasilha para bater um pão de ló. Tudo ocupado. Entrou na copa e desceu a terrina, botou em cima da mesa, deslembrada do seu conteúdo. Levantou a tampa e só fez: Hiiiii... Apanhou um papel pardo, sujo, estendeu no chão, no canto da varanda e despejou de uma vez a terrina. 
As cocadas moreninhas, de ponto brando, atravessadas aqui e ali de paus de canela e feitas de coco leitoso e carnudo guardadas ainda morenas e esquecidas, tinham se recoberto de uma penugem cinzenta, macia e aveludada de bolor. 
Aí minha prima chamou o cachorro: Trovador... Trovador... e veio o Trovador, um perdigueiro de meu tio, lerdo, preguiçoso, nutrido e abanando a cauda. Farejou os doces sem interesse e passou a lamber, assim de lado, com o maior pouco caso. 
Eu olhando com uma vontade louca de avançar nas cocadas. 
Até hoje, quando me lembro disso, sinto dentro de mim uma revolta -- má e dolorida -- de não ter enfrentado decidida, resoluta, malcriada e cínica, aqueles adultos negligentes e partilhado das cocadas bolorentas com o cachorro. 
(Cora Coralina)

Esse é um texto de memória... Tome o seu caderno e escreva uma receita que faz parte da sua infância.



Para mais atividades como caça-palavras, atividades de matemática  e alfabetização acesse:
- Esse site tem muitas atividades de manutenção da aprendizagem: caça-palavras, ATOZ – completar lacunas formando palavras, entre outros...
2) https://www.a77.com.br/terceira-idade/index.php: esse site tem diversas atividades de matemática e alfabetização.












REGISTRO SEMANAL DAS AULAS SUSPENSAS NOS TERMOS DO DECRETO N° 4369/2020, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL MEDIADA.INGLÊS