Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada estudante, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo de um trabalho realizado em conjunto.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Convidamos os estudantes e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação de todos é fundamental para que juntos possamos aprender, nos fortalecer e fazer novas descobertas.

Contamos com vocês!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Bem-vindos!



O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Em Hortolândia, temos a Lei Municipal 3.159, que institui o mês de maio, como o mês do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa triste realidade precisa ser pensada e combatida, principalmente durante o período de pandemia que estamos vivendo. O abuso é cometido, na maioria dos casos, por familiares próximos. No momento atual isto se potencializa.

Denuncie! 
Conselho Tutelar 3865.3287

Disque 100

Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, para que os alunos não se afastem do ambiente escolar e continuem se preparando para o futuro.  Neste espaço, você terá acesso às atividades planejadas pelos professores e a equipe gestora da escola.
O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas sejam retomadas. O objetivo é oportunizar o acesso dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, favorecendo o contato com propostas pedagógicas, desenvolvendo suas habilidades.
As atividades sugeridas buscam desenvolver uma ação educativa, combinando pesquisa e manutenção das aprendizagens. A leitura e a escrita fazem parte desse processo, pois quanto mais habilidades são adquiridas, melhor nos apropriamos e interagimos no cotidiano social.
A pesquisa é uma grande aliada no processo pedagógico, tornando-se significativa para o aluno. Nesse sentido, a proposta é de pesquisa bibliográfica, em sites confiáveis, realizando em casa. Basta um celular para se conectar e realizar as atividades propostas. Para navegar neste blog e realizar as tarefas seguem algumas dicas:

1 - Esse é um processo de educação aprendizagem à distância, em que a internet será utilizada como recurso;
2- Outro aspecto é nos apropriarmos do que chamamos de letramento digital, vencendo nossas limitações quanto a este uso;
3 - Crie uma rotina de estudos adequado com o seus horário de aula;
4 - Leia diariamente;
5 - Conclua todas as tarefas;
6 - Não desista.

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia