Bem-vindos a 2021,

Em 2020 todos fomos desafiados a aprender de maneira diferente. A suspensão das aulas presenciais fez o uso das tecnologias parte fundamental do processo de aprendizagem, enquanto as famílias se tornaram a ponte entre as propostas da escola e a construção de conhecimento dos alunos.

Esse tempo, tão diferente para cada estudante, possibilitou novas descobertas, habilidades e formas de aprender, mostrando também o impacto positivo de um trabalho realizado em conjunto.

Diante da continuidade do período de pandemia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, através da “Educação na Rede”, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Convidamos os estudantes e toda a comunidade escolar para contribuir com o espaço ao fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que a participação de todos é fundamental para que juntos possamos aprender, nos fortalecer e fazer novas descobertas.

Contamos com vocês!

EMEF NÍCOLAS TIAGO DOS SANTOS LOFRANI


ATIVIDADES A DISTÂNCIA
Educação de Jovens e Adultos
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ciências, história, matemática.
EJA1 e EJA2
Professor: As atividades disponibilizadas são aplicadas por todos professores das disciplinas citadas acima.

ATIVIDADE PARA  SER  DESENVOLVIDA NA SEMANA DE 13/04/20 A 17/04/20

           
            As atividades sugeridas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem por objetivo desenvolver uma ação educativa, combinando pesquisa e manutenção das aprendizagens. A leitura e a escrita serão parte importante deste processo, pois quanto mais exercitamos essas duas habilidades, mais nos apropriamos, tornando-se parte do nosso dia-a-dia.
            A pesquisa é uma grande aliada no processo de aprendizagem, tornando-a significativa para o sujeito. Nesse sentido, a proposta é de pesquisa bibliográfica, em sites confiáveis, realizando em casa. Basta um celular para se conectar e realizar as atividades propostas.
1)    Leia a crônica do Rubens Bedrikow, a fim de perceber como ele aborda o assunto sobre a pandemia de maneira leve, com a intenção de informar, mas sobretudo fazer o leitor refletir sobre o assunto.
     
A verdadeira pandemia
Novos costumes, novos hábitos, novas imagens, novas formas de se relacionar. Enquanto o vírus com coroa atravessa fronteiras sem necessidade de passaporte ou vistos, a coroa britânica deixou o Palácio de Buckingham e alguns ricos brasileiros se "escondem" em suas fazendas no Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia. Fronteiras fechadas aqui e acolá, somente para humanos.
O vírus já as cruzou. Vírus da globalização. O mundo "civilizado" busca apoio na Ciência. Cientistas desfilam seus saberes, suas crenças, seus egos, nas diversas telas que o mundo digital nos oferece. São tantos cientistas, tanta sapiência, tantas certezas! 
O órgão alvo principal seria o pulmão, vítima de processo inflamatório agressivo, violento, rápido, inicialmente acometendo o interstício, comprometendo a hematose, provocando falta de ar, e, em seguida, invasão de alvéolos. Mas isso ocorre apenas nos adoecidos.
“O órgão que efetivamente se mostra fortemente acometido em quase toda a população é outro. É aquele que rege o comportamento humano”
É aquele que faz com que as tão corriqueiras disputas entre cientistas se escancare. É aquele que explicita o  poder a quem tem o saber científico. É aquele que dá esperança na Ciência.  
Professores universitários chegam a se digladiar na defesa de suas opiniões: manter aulas a distância ou não; suspender ou manter as reuniões; hangouts meet ou zoom. É aquele que faz com que a companheiro(a) permaneça diante do celular o dia todo, lendo, ouvindo, dando opiniões, orientações, pulando refeições, perdendo sono, abandonando as atividades físicas, ficando nervoso(a). É aquele que exacerba atitudes egoístas ou solidárias.  
Duas mães empurravam os carrinhos de bebê enquanto caminhavam na rua do bairro, proseando, provavelmente sobre a epidemia. Receberam olhares julgadores, críticos. Momento propício para meditar, refletir sobre valores e escolhas, sobre modos de viver.
É aquele que faz com que as tão corriqueiras disputas entre cientistas se escancare. É aquele que explicita o  poder a quem tem o saber científico. É aquele que dá esperança na Ciência.  

Rubens Bedrikow é professor e coordenador da área de Saúde da Família do Departamento de Saúde Coletiva e membro do Grupo de Estudos de História das Ciências da Saúde da FCM

crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa. A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.
( acesso em 25/03/2020)
Para refletir:
Estamos vivendo em tempos sombrios, que nos faz isolar do convívio social, refletir sobre nossas prioridades, costumes, valores... Enfim, nos permite olhar para dentro de nós mesmos e buscar nossa verdadeira essência: nossos valores, virtudes, medos, esperança...
2)    Escolha um gênero textual para falar dos seus sentimentos e experiências vivenciadas nesse momento, pode ser uma carta, uma música, poema, receita, crônica...
Enfim, o convite para escrita esta feito! Use sua criatividade e compartilhe conosco.

Pesquisa 01:
Ministério da Saúde: https://saude.gov.br/
            A cada dia novas informações surgem sobre o Coronavírus – COVID 19. O Ministério da Saúde, atualiza os dados e as orientações.

Pesquise sobre como ocorre a transmissão, a maneira de previnir, como devem ser mantidos os ambientes das casas. Após essa pesquisa converse com seus familiares a necessidade da prevenção.


Pesquisa 02:
a)    Você sabe o que é um boletim epidemiológico? Para que serve? Além do Coronavírus, o Ministério da Saúde, traz casos de tuberculose e arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypsy. O que sabe sobre essas doenças? Escreva em seu caderno o que sabe.

b)   Agora, leia as informações contidas no Ministério da Saúde. Retome seu caderno e escreva o que descobriu. Qual nova informação você acrescentou em seu processo de aprendizagem?

Leia o texto abaixo:
Cocadas

Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo.
Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre e ralado o coco. Acompanhei rente à fornalha todo o serviço, desde a escumação da calda até a apuração  do ponto. Vi quando foi batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos. Saiu uma cocada morena, de ponto brando, atravessada de paus de canela cheirosa. O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa pesada. Botou no alto da prateleira.
Duas cocadas só... Eu esperava quatro e comeria de uma assentada oito, dez, mesmo. Dias seguidos namorei aquela terrina, inacessível de noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam pequenas piruetas na minha frente.Sempre eu estava por ali perto, ajudando nas quitandas, esperando, aguando e de olho na terrina. 
Batia os ovos, segurava a gamela, untava as formas, arrumava nas assadeiras, entregava na boca do forno e socava cascas no pesado almofariz de bronze.  
Estávamos nessa lida e minha prima precisou de uma vasilha para bater um pão de ló. Tudo ocupado. Entrou na copa e desceu a terrina, botou em cima da mesa, deslembrada do seu conteúdo. Levantou a tampa e só fez: Hiiiii... Apanhou um papel pardo, sujo, estendeu no chão, no canto da varanda e despejou de uma vez a terrina. 
As cocadas moreninhas, de ponto brando, atravessadas aqui e ali de paus de canela e feitas de coco leitoso e carnudo guardadas ainda morenas e esquecidas, tinham se recoberto de uma penugem cinzenta, macia e aveludada de bolor. 
Aí minha prima chamou o cachorro: Trovador... Trovador... e veio o Trovador, um perdigueiro de meu tio, lerdo, preguiçoso, nutrido e abanando a cauda. Farejou os doces sem interesse e passou a lamber, assim de lado, com o maior pouco caso. 
Eu olhando com uma vontade louca de avançar nas cocadas. 
Até hoje, quando me lembro disso, sinto dentro de mim uma revolta -- má e dolorida -- de não ter enfrentado decidida, resoluta, malcriada e cínica, aqueles adultos negligentes e partilhado das cocadas bolorentas com o cachorro. 
(Cora Coralina)

Esse é um texto de memória... Tome o seu caderno e escreva uma receita que faz parte da sua infância.

Para mais atividades como caça-palavras, atividades de matemática  e alfabetização acesse:
- Esse site tem muitas atividades de manutenção da aprendizagem: caça-palavras, ATOZ – completar lacunas formando palavras, entre outros...
2) https://www.a77.com.br/terceira-idade/index.php: esse site tem diversas atividades de matemática e alfabetização.