ATIVIDADES A
DISTÂNCIA
Educação de
Jovens e Adultos
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa,
Ciências, história, matemática.
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EJA1 e EJA2
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Professor: As atividades disponibilizadas são
aplicadas por todos professores das disciplinas citadas acima.
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ATIVIDADE PARA
SER DESENVOLVIDA NA SEMANA DE
13/04/20 A 17/04/20
As atividades sugeridas para a
Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem por objetivo desenvolver uma ação
educativa, combinando pesquisa e manutenção das aprendizagens. A leitura e a
escrita serão parte importante deste processo, pois quanto mais exercitamos
essas duas habilidades, mais nos apropriamos, tornando-se parte do nosso
dia-a-dia.
A pesquisa é uma grande aliada no
processo de aprendizagem, tornando-a significativa para o sujeito. Nesse
sentido, a proposta é de pesquisa bibliográfica, em sites confiáveis,
realizando em casa. Basta um celular para se conectar e realizar as
atividades propostas.
1) Leia a crônica do Rubens Bedrikow, a fim
de perceber como ele aborda o assunto sobre a pandemia de maneira leve, com a
intenção de informar, mas sobretudo fazer o leitor refletir sobre o assunto.
A verdadeira pandemia
Novos costumes, novos hábitos, novas imagens, novas formas de se
relacionar. Enquanto o vírus com coroa atravessa fronteiras sem necessidade
de passaporte ou vistos, a coroa britânica deixou o Palácio de Buckingham e
alguns ricos brasileiros se "escondem" em suas fazendas no
Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia. Fronteiras fechadas aqui e
acolá, somente para humanos.
O vírus já as cruzou. Vírus da globalização. O mundo
"civilizado" busca apoio na Ciência. Cientistas desfilam seus
saberes, suas crenças, seus egos, nas diversas telas que o mundo digital nos
oferece. São tantos cientistas, tanta sapiência, tantas certezas!
O órgão alvo principal seria o pulmão, vítima de processo inflamatório
agressivo, violento, rápido, inicialmente acometendo o interstício,
comprometendo a hematose, provocando falta de ar, e, em seguida, invasão de
alvéolos. Mas isso ocorre apenas nos adoecidos.
“O órgão que efetivamente se mostra fortemente acometido em quase toda
a população é outro. É aquele que rege o comportamento
humano”
É aquele que faz com que as tão corriqueiras
disputas entre cientistas se escancare. É aquele que explicita o poder
a quem tem o saber científico. É aquele que dá esperança na Ciência.
Professores universitários chegam a se digladiar
na defesa de suas opiniões: manter aulas a distância ou não; suspender ou
manter as reuniões; hangouts meet ou zoom. É
aquele que faz com que a companheiro(a) permaneça diante do celular o dia
todo, lendo, ouvindo, dando opiniões, orientações, pulando refeições,
perdendo sono, abandonando as atividades físicas, ficando nervoso(a). É
aquele que exacerba atitudes egoístas ou solidárias.
Duas mães empurravam os carrinhos de bebê
enquanto caminhavam na rua do bairro, proseando, provavelmente sobre a
epidemia. Receberam olhares julgadores, críticos. Momento propício para
meditar, refletir sobre valores e escolhas, sobre modos de viver.
É aquele que faz com que as tão corriqueiras disputas entre cientistas
se escancare. É aquele que explicita o poder a quem tem o saber
científico. É aquele que dá esperança na Ciência.
Rubens Bedrikow é
professor e coordenador da área de Saúde da Família do Departamento
de Saúde Coletiva e membro do Grupo de Estudos de História das Ciências da
Saúde da FCM
https://www.fcm.unicamp.br/boletimfcm/pt-br/entre_letras/verdadeira-pandemia (acesso em
25/03/2020)
A crônica é um gênero que
tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano
em linguagem literária, conotativa. A origem da palavra crônica é
grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse
tipo de texto é o caráter contemporâneo.
(
acesso em 25/03/2020)
Para refletir:
Estamos
vivendo em tempos sombrios, que nos faz isolar do convívio social, refletir
sobre nossas prioridades, costumes, valores... Enfim, nos permite olhar para
dentro de nós mesmos e buscar nossa verdadeira essência: nossos valores,
virtudes, medos, esperança...
2) Escolha um
gênero textual para falar dos seus sentimentos e experiências vivenciadas
nesse momento, pode ser uma carta, uma música, poema, receita, crônica...
Enfim, o convite para escrita esta feito! Use sua
criatividade e compartilhe conosco.
Pesquisa 01:
A cada dia novas informações
surgem sobre o Coronavírus – COVID 19. O Ministério da Saúde, atualiza os
dados e as orientações.
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Pesquise sobre
como ocorre a transmissão, a maneira de previnir, como devem ser mantidos os
ambientes das casas. Após essa pesquisa converse com seus familiares a
necessidade da prevenção.
Pesquisa 02:
a) Você sabe o
que é um boletim epidemiológico? Para que serve? Além do Coronavírus, o
Ministério da Saúde, traz casos de tuberculose e arboviroses transmitidas
pelo Aedes Aegypsy. O que sabe sobre essas doenças? Escreva em seu caderno o
que sabe.
b) Agora, leia as
informações contidas no Ministério da Saúde. Retome seu caderno e escreva o
que descobriu. Qual nova informação você acrescentou em seu processo de
aprendizagem?
Leia o texto abaixo:
Cocadas
Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina
prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo.
Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado
o tacho de cobre e ralado o coco. Acompanhei rente à fornalha todo o serviço,
desde a escumação da calda até a apuração do ponto. Vi quando foi
batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos. Saiu uma
cocada morena, de ponto brando, atravessada de paus de canela cheirosa. O
coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu
duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa
pesada. Botou no alto da prateleira.
Duas cocadas só... Eu esperava quatro e comeria
de uma assentada oito, dez, mesmo. Dias seguidos namorei aquela terrina,
inacessível de noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam
pequenas piruetas na minha frente.Sempre eu estava por ali perto, ajudando
nas quitandas, esperando, aguando e de olho na terrina.
Batia os ovos, segurava a gamela, untava as
formas, arrumava nas assadeiras, entregava na boca do forno e socava cascas
no pesado almofariz de bronze.
Estávamos nessa lida e minha prima precisou de
uma vasilha para bater um pão de ló. Tudo ocupado. Entrou na copa e desceu a
terrina, botou em cima da mesa, deslembrada do seu conteúdo. Levantou a tampa
e só fez: Hiiiii... Apanhou um papel pardo, sujo, estendeu no chão, no canto
da varanda e despejou de uma vez a terrina.
As cocadas moreninhas, de ponto brando,
atravessadas aqui e ali de paus de canela e feitas de coco leitoso e carnudo
guardadas ainda morenas e esquecidas, tinham se recoberto de uma penugem
cinzenta, macia e aveludada de bolor.
Aí minha prima chamou o cachorro: Trovador...
Trovador... e veio o Trovador, um perdigueiro de meu tio, lerdo, preguiçoso,
nutrido e abanando a cauda. Farejou os doces sem interesse e passou a lamber,
assim de lado, com o maior pouco caso.
Eu olhando com uma vontade louca de avançar nas
cocadas.
Até hoje,
quando me lembro disso, sinto dentro de mim uma revolta -- má e dolorida --
de não ter enfrentado decidida, resoluta, malcriada e cínica, aqueles adultos
negligentes e partilhado das cocadas bolorentas com o cachorro.
(Cora Coralina)
Esse é um texto de memória... Tome o seu caderno e
escreva uma receita que faz parte da sua infância.
Para mais atividades como caça-palavras, atividades
de matemática e alfabetização acesse:
-
Esse site tem muitas atividades de manutenção da aprendizagem: caça-palavras,
ATOZ – completar lacunas formando palavras, entre outros...
2)
https://www.a77.com.br/terceira-idade/index.php: esse site tem diversas atividades de matemática e
alfabetização.
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